sábado, 23 de agosto de 2008

SUCATOCANDO - MUSICALIZAÇÃO INFANTIL


A música é uma forma de expressão, uma linguagem universal utilizada amplamente através dos tempos por todos os povos e civilizações.
Segundo estudos científicos, o som pode intervir diretamente no estado emocional de qualquer indivíduo. Muitos estudiosos chegam mesmo a definí-la como a "linguagem das emoções".
Qualquer movimento adaptado a um ritmo é resultado de um conjunto completo e complexo de atividades coordenadas. Por isso atividades como cantar fazendo gestos, dançar, bater palmas, pés, são experiências importantespara a criança, pois elas permitem que se desenvolva o senso rítmico, a coordenação motora, fatores importantes tambéms para o processo de aquisição de leitura e escrita.
A música é um fenômeno interdisciplinar que afeta o ser humano em todos os níveis da compreensão: intelectual, afetivo, prático e espiritual.
As atividades musicais coletivas favorecem o desenvolvimento e socialização, estimulando a compreensão, a participação e cooperação, os alunos são estimulados através dos recursos musicais, a enriquecer sua linguagem, expressar seus pensamentos e sentimentos, compor e produzir música, comunicar-se e integrar-se com os demais, e acima de tudo descobrir seu potencial criativo e enventivo.
As canções infantis, as brincadeiras cantadas e rítmicas, os jogos com movimentos, as cantigas de rodas, as brincadeiras com palmas e gestos sonoros e corporais são fundamentais, e muito importante para o desenvolvimento da criança.
Confeccionando instrumentos musicais, utilizando sucatas, ajuda o desenvolvimento motor, da audição, e do domínio rítmico.
As atividades musicais oferecem inúmeras oportunidades para que a criança aprimore sua habilidade motora, aprenda a controlar seus músculos e mova-se com desenvoltura. O ritmo tem um papel importante na formação e equilíbrio do sistema nervoso.
As crianças aprendem a ouvir e diferenciar sons, ritmos e volume. Percebem que um som pode ser grave ou agudo, curto ou longo, forte ou suave.
A iniciação musical mantém uma forte relação com o brincar. Com essa aprendizagem, os pequenos exercitam habilidade que serão úteis nos anos seguintes, como a métrica e as noções de rima e ritmo.
Toda expressão musical ativa age sobre a mente, favorecendo a descarga emocional, a reação motora e aliviando as tensões.
Confeccionando instrumentos com sucata e aliando algumas atividades, é possível desenvolver os sentimentos, habilidades perceptivas e cognitivas, criatividade, liberdade de expressão, espontaneidade...

3 comentários:

GLAUCIA NUCKLESS disse...

OI JOANA, TD BEM??? GOSTEI MUITO DO ARTIGO, PALAVRAS MUITO PROVEITOSAS, COM CERTEZA ACREDITO MUITO NA MUSICALIZAÇÃO INFANTIL COMO FATOR ACUMULATIVO PARA A FORMAÇÃO INTEGRAL DA CRIANÇA...

BEIJOS, GLAUCIA

paulinho du carmo disse...

Olá Joana, adorei seu blog, parabéns!!
me chamo Paulinho,trabalho com musicalização infantil em Niterói e no Rio , gostaria de saber se vc pode me dar dicas de atividades com crianças de até 3 anos, obrigado e sucesso!!!!

Anônimo disse...

Ola Jo. Que bom te encontrar por aqui, sou o Robson, hoje estou no Mato Grosso. Que lçegal seu blog. Muitas felicidades a voce e seus pais. grande abraço